Cuiabá, 19 de Janeiro de 2018

FIM DE SEMANA

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018, 11h:44 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Artistas ficam nus em palco em peça "Proibido Para Menores"

Da Redação

(Foto: Assessoria)

Proibido para Menores  -NU incasa - foto Fábio Motta 2.jpg

 

O espetáculo - "Proibido Para Menores" -, que estreia neste fim de semana, (sábado e domingo, 13 e 14 de janeiro), promete surpreender o espectador no debate sobre o nu na dramaturgia e na vida. Dirigido pelo produtor André D’Lucca, que tem encarnado em inúmeras peças exibidas em terras cuiabanas, a polêmica Almerinda, a peça ainda conta no processo de produção com Eloá Pimenta e Wagton Douglas. Ainda com a preparação de elenco de Chris Fortuna.

 

A peça - oito monológos, cada um com foco diferente - será encenado em dois horários, às 19h e às 20h30, no Espaço Incasa. E durante 50 minutos de peça, os personagens entram erm cena pelados, em pelo menos 98% do tempo. A ideia é revelar a diversidade dos corpos, bem longe da preocupação com os padrões estéticos. Mas desvelar a forma como o corpo é enxergado, muitas vezes, até bem diferente do que a própria pessoa o enxerga.

 

Para D'Lucca, não há neste processo cênico, o que é legal, segundo ele, 'se a barriga está grande demais, o peito caído demais, a bunda caída, o nariz é grande, a bochecha é grande, pois a ideia é revelar a trajetória do nu, para além da estética exigida e observada socialmente'.

 

Um dos personagens, encarnado por Carlos André, debate sobre sobre os padrões estéticos daqueles que estão acima do peso. Já Thaís Amorim aborda a sexualização do corpo feminino e a questão da mulher ter que estar sempre pronta para satisfazer os desejos masculinos.

 

Outro ator, Wagton Douglas conta a história e trajetória do nu, já Xico Macedo revela o pecado da nudez, encenando um demônio que debaterá sobre o tema. A sexualização do corpo negro será abordado pelo ator Wesley Oliveira que também vai falar sobre corpos adulterados com tatuagem e piercing, por exemplo.

 

No monólogo que será protagonizado pela atriz travesti, Ariane Cury, o debate fica por conta do corpo da mulher transexual, operada e não operada. Quanto a Eloá Pimenta vai tratar duas personagens em conflito com o espelho: uma é bem resolvida com o corpo e a outra que leva em consideração a forma como as outras pessoas enxergam o corpo dela.

 

André D'Lucca também entra em cena e o seu monólogo vai relatar a primeira experiência do ator nu no teatro. Como foi a preparação dele, qual foi a reação para isso tudo, como foi a estreia, qual a reação do público, em perceber como é o tabu em sua cabeça e na do outro.

 

O nu sempre foi encarado por D`Lucca como um grande tabu. Enquanto ator, ele levou muito tempo para superar isso. Ficou pelado pela primeira vez aos 36 anos, no espetáculo “Aluga-se Negro 1,75, 80 kg, Malhado”, que estreou em julho e 2013, no Cine Teatro Cuiabá.

 

Dois fotógrafos também participam da composição do Proibido Para Menores. Henrique Santian, que fotografa muito corpo nu, terá uma instalação na entrada da escola, e, dentro da casa, Fábio Motta vai expor suas fotografias de trabalho. Ele também assina as imagens de divulgação do espetáculo.

 

“Este é um projeto totalmente diferente dos que acontecem na escola, porque a escola funciona assim: as pessoas me procuram e eu não seleciono se elas têm experiência ou não, se têm talento ou não. Então eu aceito e o Espaço Incasa acolhe. Sendo assim todos os projetos têm pessoas misturadas entre as que tem experiência e não. Mas artisticamente todas elas conseguem desenvolver o lado ator delas. Porém no “Proibido Para Menores” eu selecionei os atores. Eles não estão aqui enquanto alunos. Eu escolhi 10 atores que já passaram pela escola e tiveram destaque e oito deles toparam o desafio”, contextualiza André.

 

O Espaço Incasa está localizado na rua da Violeta, 130, bairro Jardim Cuiabá, em Cuiabá. Mais informações para a compra de ingresso e inscrições para as oficinas de teatro pelo telefone (65) 99292-9907. E apeça já é um sucesso de público, com ingressos esgotados 15 dias antes da estreia.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Dez 2017/Jan 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br