Cuiabá, 10 de Dezembro de 2018

EM CUIABÁ

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018, 10h:53 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Cinco praças do Centro Histórico devem ser entregues reformadas em maio

Da Redação

b67508f4c5349609ac687bff80acc59d.jpg

 

Cinco praças do Centro Histórico de Cuiabá que estão sendo reformadas devem ser entregues até o mês de maio deste ano. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, as obras avaliadas em R$ 900 mil fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.

 

Os trabalhos de readequação e restauração começaram no último dia 3 de janeiro, seguindo as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), a partir das Praças Senhor dos Passos e Doutor Alberto Novis.

 

As praças que serão reformadas, na seguinte ordem, são: Praça Senhor dos Passos (Rua Voluntários da Pátria); Praça Doutor Alberto Novis (na Rua Galdino Pimentel); Praça Caetano de Albuquerque (Rua Ricardo Franco); Praça da Mandioca e a Escadaria do ‘Beco Alto’ (Rua Pedro Celestino). Essas duas últimas serão reformadas no final da temporada de chuvas.

 

Conforme a prefeitura, as obras estão orçadas no valor total de R$ 900 mil, dentro da planilha aprovada pelo Ministério da Cultura, através do Iphan.

 

Todos os espaços que passarão pelas intervenções receberão pisos novos, pintura, iluminação e aplicação visual com a anuência do Iphan, que acompanha os trabalhos para a manutenção de 100% do parque arqueológico do centro histórico da Capital.

 

Os patrimônios a serem restaurados serão fechados com placas de madeirite para realização dos serviços. A estátua da Praça Senhor dos Passos, do escultor Jonas Corrêa, que retrata a chacina do "Beco do Candeeiro" e a escultura da Praça Doutor Alberto Novis, do artista Paulo Pires, da coletânea “Sociedade de Pedra”, serão removidas e colocadas em exposição no Museu Casa Dom Aquino, até que as obras das praças sejam finalizadas. As empresas responsáveis pela execução das obras são a Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia, licitadas em 2013.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Nov 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade


Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br