Cuiabá, 26 de Abril de 2018

COFRES PÚBLICOS

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018, 14h:45 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Silval teria feito desvios na Petrobras para quitar débitos de campanha

Wellyngton Souza

(Foto Reprodução)

Silval-delação.jpeg

 

O ex-governador Silval Barbosa (sem partido), se tornou alvo de um inquérito do Ministério Público por suposto envolvimento de um desvio de uma dívida da Petrobras com o Estado, entre os anos de 2013 e 2014, época do seu mandato.

 

Conforme o MP, a dívida no valor de R$ 55 milhões em impostos devidos pela estatal era por meio da entrega de materiais usados em asfaltamento e combustível.

 

Todo o material deveria ter sido encaminhado aos 141 municípios e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, conhecida como Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação (Setpu) durante gestão de Silval.

 

Na delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto do ano passado, pelo ministro Luiz Fux, o ex-gestor disse que houve desvio dos recursos, pelo menos por parte do combustível, para quitar débitos de campanha eleitoral de deputados estaduais e do também candidato ao governo, Lúdio Cabral (PT), em 2014.

 

De acordo com Silval, que já responde a diversos processos judiciais e esquemas milionário dos cofres públicos, foi determinado que os repasses seriam feitos diretamente às empreiteiras contratadas para tocar as obras do programa “MT Integrado”. As construtoras recebiam os valores e pagavam propina ao ex-governador.

 

Além da dívida com a campanha de Lúdio Cabral, Silval também repassou combustível para a campanha do ex-deputado José Riva, que chegou a disputar o Governo, antes de ter a candidatura impugnada em 2014. Ao menos, 300 mil litros de combustível teriam sido desviados.

 

O MPE ainda investiga suposto desvio de R$ 4,9 milhões, que seriam destinados ao Fundo de Aperfeiçoamento dos Serviços Jurídicos do Estado (Funjus), que garante recursos para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Fev 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br