Cuiabá, 10 de Dezembro de 2018

BIÊNIO 2018/2019

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017, 16h:42 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Empossada nova Mesa Diretora do TCE

Da Redação

5d4118b5cf0653bc5258e92e71c036d1.jpg

 

A 54ª Mesa Diretora do Tribunal de Contas (TCE-MT) tomou posse em sessão solene nesta quarta (20). Durante a cerimônia, realizada no auditório da Escola Superior de Contas, o conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto foi empossado como presidente da Corte de Contas para o biênio 2018/2019, tendo como vice-presidente o conselheiro interino Luiz Henrique Lima e, como corregedor-geral, o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha.

 

Prestigiaram a solenidade de posse o governador do Estado, Pedro Taques; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho; o vice-procurador geral de Justiça, Marcelo Ferra, além da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos. O auditório, com capacidade para mais de 500 convidados, ficou lotado.

 

A nova Mesa Diretora do TCE-MT tem uma configuração histórica, já que é a primeira vez nos 64 anos de fundação da Corte de Contas que conselheiros substitutos, na condição de conselheiros interinos, integram a direção. O fato é inédito em todo o país.

 

Os novos dirigentes do Tribunal de Contas assumem com o desafio de consolidar o processo de implantação do novo modelo de controle da gestão dos recursos públicos, iniciado em 2016, que redirecionou o foco do Tribunal de Contas para as auditorias e fiscalização concomitante; dar ênfase na aferição dos resultados da atividade judicante com o cumprimento dos prazos de julgamento dos diversos tipos de processos que tramitam na Casa, fazendo o acompanhamento sistemático do cumprimento das decisões para certificar a efetividade do TCE; bem como mostrar os benefícios do controle externo, assegurando transparência nas suas ações e facilidade de acesso ao cidadão àquelas informações relativas aos órgãos jurisdicionados.

 

Sobre o momento em que assume o comando da instituição de forma efetiva, já que desde setembro atuava como presidente em substituição legal, o presidente Domingos Neto disse que "crises se superam com trabalho, e eu acrescento, com trabalho, ideias, ideais, com parcerias, compartilhando informações e utilizando ferramentas tecnológicas".

 

O conselheiro presidente reconheceu que há necessidade de resgatar a confiança da sociedade na instituição. "A sociedade, infelizmente, está desacreditada da efetividade das instituições, não apenas do Tribunal de Contas. É preciso resgatar a credibilidade, e para isso, confio no trabalho, comprometimento com a realidade e foco nos resultados de todos [membros e corpo técnico] desta Corte. Tenho certeza que, com o apoio e empenho de todos, vamos alcançar este objetivo", afirmou Domingos Neto.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Nov 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade


Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br